Darío Velasco nasceu e mora em Belo Horizonte. É o quarto filho de um boliviano com uma mineira de Curvelo. Tem dois filhos. Formou-se em Design Gráfico pela Escola de Design da UEMG em 2001 e trabalhou por mais de 15 anos com edição de fotografia e ilustração para publicidade, atendendo praticamente todas as maiores agências da cidade e várias agências e editoras do país, chegando a ser palestrante do maior evento de Adobe Photoshop da América Latina em 2011, o Photoshop Conference. Contudo, sempre flertou com as artes plásticas. Em 2016 começa a estreitar sua relação com as tintas sem compromisso, e sem pretensão profissional. Desenha, pinta e procura explorar o universo artístico. Em 2018 decide trabalhar apenas com carvão vegetal e estudar desenho, pensando no futuro. Produz diversos desenhos e começa a comercializá-los em 2019, ano em que estreia profissionalmente como artista. Logo sentiu a necessidade de ampliar a dimensão das obras e introduzir cor novamente. Inicia, em setembro de 2020,  uma trilha pelo pastel seco junto ao carvão, depois misturando com colagens de revistas e de seus próprios desenhos para, finalmente, voltar à pintura acrílica, ainda mesclando com colagens discretas. Tinta a óleo é uma possibilidade para o futuro.

Seu trabalho costuma passear nos campos de George Condo, Francis Bacon e Brett Whiteley, artistas que mais admira, dentre outros… Os trabalhos a carvão contêm uma linha mais realista, poética e técnica do artista. Nos acrílicos procura explorar cores e composições, e nos trabalhos com pastel seco propõe uma mescla entre o técnico e a experimentação. Geralmente procura criar inspirado em sua própria história, com referências a momentos vividos e atuais. Serve uma proposta conceitual enigmática, não muito óbvia, com influência dos anos 70 e 80, desenhos de cartum, moda, música e poesia. O desenho está acima de tudo e o traço está sempre presente nas telas. Quando não há traço é desenho puro, como nos carvões mais realistas. A base do trabalho é o desenho. O artista quer desenhar e deixa isso bem claro em seu trabalho.

Trabalha atualmente em seu home-atelier e tem se dedicado mais à pintura e à pesquisa. Também tem pesquisado sobre o desenho infantil, que o influencia a cada dia. Seus desenhos, pinturas e caminhos podem ser conferidos no instagram pela conta @dario.velasco .